Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1064
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Planejamento educacional no Brasil: análises sobre o Plano Nacional de Educação, o Plano de Desenvolvimento da Educação e o Plano de Ações Articuladas
Authors: Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
Rodrigues, Thamisa Sejanny de Andrade
Schmitz, Heike
Issue Date: Aug-2012
Abstract: O planejamento educacional no Brasil é um tema que suscita uma série de indagações a respeito da sua aplicabilidade e da sua eficiência em relação à busca por uma qualidade na educação. Diante disso, este texto tem o objetivo de estabelecer reflexões acerca do Plano Nacional de Educação, do Plano de Desenvolvimento da Educação e do Plano de Ações Articuladas e de como esses planos estão interligados. Considera‐se para a análise do tema, o contexto de implantação dos planos, além de discussões acerca da política de descentralização e municipalização do ensino. Trata‐se de uma pesquisa bibliográfica e documental em que são utilizados autores como: Saviani, Oliveira, Ribeiro, além de dados contidos nos sítios do Ministério da Educação (MEC). O recorte temporal privilegiado são as últimas décadas do século XX e a primeira década do século XXI. A intenção de planejar as ações educativas em prol de uma escolarização de qualidade, laica, obrigatória, gratuita, única e de ensino comum aos dois sexos, era um desejo dos Pioneiros da Escola Nova, desde 1932, e por muitas décadas o Brasil realizou tentativas para a produção de planos e projetos educacionais de longa duração. Percebemos como resultados principais deste estudo, que no âmbito da política educacional no Brasil, os planos em vigor discutidos neste artigo – PNE, PDE e PAR – fazem parte de um conjunto importante e necessário de ações com o intuito de melhorar a qualidade da educação. Importante por trazer uma nova perspectiva de educação baseada na responsabilização e na participação popular, permitindo dessa forma que a população possa participar do processo de decisões através da gestão participativa e importante por favorecer mecanismos que possibilitem o desenvolvimento de ações concretas em favor da educação. O conteúdo presente nos planos demonstra a relevância da educação como campo estratégico para o desenvolvimento do país. Para isso, é necessário que haja mais rigor para o cumprimento das metas e objetivos propostos, além de fornecer meios financeiros e técnicos para que Estados, Municípios e Distrito Federal possam cumprir com o dever constitucional de oferecer uma educação de qualidade para todos. É preciso que as propostas contidas no planejamento educacional fiquem além do texto e demonstrem realmente sua efetividade.
Keywords: Planejamento educacional
Políticas públicas
Qualidade na educação
Descentralização
Municipalização
Publisher / Institution : Universidade Federal da Paraíba
Citation: FREITAS, A. G. B. RODRIGUES, T. S. A.; SCHMITZ, H. Planejamento educacional no Brasil: análises sobre o Plano Nacional de Educação, o Plano de Desenvolvimento da Educação e o Plano de Ações Articuladas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 9., 2012, João Pessoa. Anais eletrônicos... João Pessoa: UFPB, 2012. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/2.78.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2014.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1064
Appears in Collections:DED - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PlanejamentoEducacional.pdf280,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.