Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11803
Document Type: Dissertação
Title: Elaboração de uma certificação para cantinas escolares com vistas à promoção da alimentação adequada nas escolas brasileiras
Authors: Rodrigues, Angelina Cruz
Issue Date: 23-May-2019
Advisor: Fagundes, Andhressa
Resumo : Sabe-se que o ambiente escolar é um espaço apropriado para a potencialização de práticas e hábitos saudáveis, e garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e da Segurança Alimentar e Nutricional. No entanto, diversas pesquisas têm revelado que as escolas têm encontrado dificuldades para a promoção da adoção de práticas alimentares saudáveis por crianças e adolescentes. O presente estudo teve por objetivo elaborar um selo de certificação para incentivar a adoção de ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na comercialização de alimentos por parte das cantinas escolares do Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, constituído por pesquisas documentais, bibliográficas e pela metodologia Delphi. Foi elaborado um instrumento com 10 orientações direcionadas para a criação do “Conselho da Cantina Escolar Saudável”, incentivo a ações de Educação Alimentar e Nutricional, maior consumo de alimentos in natura e menor consumo de alimentos processados e ultraprocessados, regulamentação do marketing dos alimentos e conscientização de todos os envolvidos com a cantina escolar acerca da alimentação saudável, com ênfase para o treinamento sobre boas práticas de manipulação dos alimentos para os funcionários. Tais orientações, compõe a proposta do “Selo de Certificação Cantina Saudável”, subsidiada pela publicação do Guia Alimentar para a população Brasileira do Ministério da Saúde. A proposta foi submetida à análise para consenso a um painel de especialistas (nutricionistas) com experiência em alimentação escolar de diferentes estados do país, por meio da metodologia Delphi. Participaram da primeira rodada do consenso 37 painelistas de diferentes regiões do país e 30 da segunda fase (81%), a maior parte dos painelistas era do sexo feminino e da região Sudeste (35,1%). A avaliação geral da proposta obteve resultados positivos quanto a sua pertinência, com resultados acima de 70% para todas as questões, as sugestões dos painelistas com relação aos percentuais de alimentos permitidos para serem comercializados nas cantinas, presença de nutricionista nos conselhos das cantinas escolares, incentivo a ações de educação alimentar e nutricional, contribuíram para a construção do Manual e Normas para a Certificação, documento de apoio a implantação da proposta. Espera-se que a proposta do selo de certificação possa incentivar a adesão das escolas, contribuir para o aumento da Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e garantia da Segurança Alimentar e Nutricional de crianças e adolescentes brasileiros, estendendo-se a todo o público escolar.
Keywords: Nutrição
Escolas
Programas de saúde
Alimentos
Merenda escolar
Alimentação escolar
Programas de nutrição
Alimentação saudável
Subject CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciências da Nutrição
Citation: RODRIGUES, Angelina Cruz. Elaboração de uma certificação para cantinas escolares com vistas à promoção da alimentação adequada nas escolas brasileiras. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Nutrição) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11803
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANGELINA_CRUZ_RODRIGUES.pdf1,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.